IPVA 2019: Tabela de Datas de Pagamento, Consulta

Assim como a maior parte dos impostos, o IPVA 2019 é de cunho obrigatório! Isso porque a falta de pagamento do IPVA 2019 resultará em muitas complicações para a circulação dos veículos nas ruas e até multas para o proprietários. Para evitar qualquer tipo de restrições e prejuízos, conheça todas as informações sobre o tributo!

Entenda como funciona o IPVA

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo cobrado por todos os estados brasileiros. O valor arrecadado com o IPVA fica divido em 50% para o estado e 50% para a cidade em que o veículo foi emplacado.

Na maior parte das vezes é o Departamento de Trânsito (DETRAN) que organiza e controla a cobrança e pagamento do imposto.

Para descomplicar, separamos este vídeo para você!

No entanto, o site da Secretaria da Fazenda dos estados brasileiros também orienta de forma clara e dinâmica sobre o IPVA, possibilitando inclusive a consulta de valores.

Todos os veículos automotores terrestres recebem o tributo, como: automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus. Mas, o valor de cada tipo de transporte é cobrado de forma diferente.

Ficar sempre atento as informações referentes ao IPVA é muito importante, pois o não pagamento pode resultar em multas.

Escolha seu Estado


Consulta do IPVA 2019

Como foi dito, a Secretaria de Fazenda de cada estado disponibiliza a consulta do IPVA, outro órgão responsável por esse processo é o DETRAN. A verificação acontece pela internet, você pode acessá-la de qualquer aparelho digital.

Veja como fazer a consulta através da Secretaria de Fazendo do Distrito Federal:

  • Nas opções apresentadas, escolha ‘Serviços SEF’;

  • Selecione ‘Cidadão’ e depois, ‘IPVA’;

  • Para finalizar, informe o RENAVAM e placa do seu veículo.

Para realizar a consulta no DETRAN, siga o exemplo do IPVA Rio Grande do Sul.

  • Acesse o site e selecione a opção que fica do lado direito da página. ‘IPVA RS’;

  • Você será redirecionado para uma nova página. Escolha ‘Consulta simplificada IPVA’;


Pagamento do IPVA 2019

O pagamento IPVA 2019 pode ser feito em cota única ou parcelado. O valor do IPVA em 2019 varia de acordo com o valor venal de cada veículo, quer dizer, o valor de venda.

Todos os anos, normalmente no último trimestre é divulgado a tabela FIPE, com o preço de cada veículo de acordo com a marca e ano de fabricação.

O IPVA é calculado segundo a tabela FIPE , para realizar o cálculo é necessário saber qual a alíquota estipulada para cada estado.  Diante disso, o proprietário deve multiplicar a alíquota pelo valor venal do seu veículo e descobrirá quanto deve pagar no IPVA.

Normalmente, o pagamento feito em parcelas não recebe desconto, enquanto que a contribuição á vista recebe alguns benefícios.  Em alguns estados, os proprietários que não apresentarem multas ou inadimplências também têm vantagens no pagamento.

As alíquotas em cada estado devem variar em torno de:

  • São Paulo: Máximo de 4% para veículos de passeio e o mínimo de 1,5% para caminhões;
  • Rio de Janeiro: Máximo de 4% para veículos de passeio e o mínimo de 1,5% para veículos GNV;
  • Goiás: Veículos terrestres de passeio, veículos aéreos, veículos aquáticos e demais veículos não especificados têm máximo de 3,75%. Ônibus, microônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga têm alíquota de 1,25%;
  • Mato Grosso do Sul: Carro de passeio, camionete, camioneta de uso misto e utilitário máximo de 3,5%. Para os demais são cobrados 2%;
  • Minas Gerais: 4% para automóveis, veículos de uso misto e utilitário. 1% para Ônibus, micro-ônibus, caminhão, caminhão trator.

Onde pagar o IPVA 2019?

Depois de escolher se você fará o pagamento em forma única ou parcelada, é necessário saber onde pagar o IPVA 2019. Com a guia de contribuição em mãos, você pode realizar o pagamento em:

  • Agências bancárias;
  • Caixas eletrônicos;
  • IPVA Bradesco;
  • Através de aplicativos do celular do DETRAN ou do banco credenciado;
  • Internet banking;
  • Casas lotéricas.

Normalmente a maioria das agências bancárias faz o recebimento do tributo, em caso de dúvidas, pergunte a algum funcionário.

No próprio caixa eletrônico do Banco do Brasil é possível emitir o código de barras para pagamento, basta selecionar a opção ‘Uso sem cartão’, depois ‘IPVA’ e informar RENAVAM e placa do veículo.


Data de pagamento IPVA 2019

A data de pagamento IPVA 2019 varia de acordo com cada estado, depois da distribuição dos carnês, que acontecem no fim ou início de cada ano, a primeira parcela e cota única normalmente são pagas no máximo até 60 dias depois.

No caso das parcelas a data de vencimento de cada uma delas é organizada de acordo com a última placa do veículo, por isso, ficar atento a tabela com os vencimentos é muito importante.


IPVA SP 2019 Data de pagamento (Sudeste)

Em São Paulo a organização do IPVA 2019 SP data de pagamento pode ser feita em até 3 parcelas, e a tabela fica assim:

Tabela do IPVA SP

Tabela referencia IPVA 2019 SP


IPVA 2019 RN Data de Pagamento (Nordeste)

No Rio Grande do Norte o esquema para pagamento pode ser feito em até 5 parcelas. Para saber o IPVA RN 2019 data de pagamento confira a tabela:


✓ Confira a tabela dos estados:


IPVA 2019 PA Data de Pagamento (Norte)

No estado do Pará os contribuintes tem a oportunidade de pagar o valor do imposto em até 3 vezes. Por isso, o IPVA PA 2019 data de pagamento fica assim:

Parcela / cota únicaData 2ª parcelaData 3ª parcela
131/0128/0228/03
228/0228/0330/04
328/0330/0430/05
430/0431/0530/06
530/0529/0631/07
629/0631/0731/08
731/0731/0828/09
831/0828/0931/10
928/0931/1030/11
031/1030/1128/12

 

 

 

 

 

 

 

 

 


✓ Confira o vencimento do:


IPVA SC 2019 Data de Pagamento (Sul)

Confira quando realizar o pagamento IPVA 2019 SC. Clique no link e veja como parcelar e os descontos!

Tabela completa do IPVA 2019 SC

Tabela do IPVA 2019 SC


✓ Clique para saber as notícias do seu estado:


IPVA MT 2019 Data de Pagamento (Centro Oeste)

O contribuinte deve conferir atentamente as placas descritas no calendário de pagamento IPVA 2019 MT para não perder a data.

Tabela completa do IPVA 2019 MT

Tabela de referencia do IPVA 2019 MT

✓ Veja qual o prazo do:


Emitir a Guia de Pagamento IPVA 2019

O carnê com o valor e data de pagamento do IPVA é entregue em todas as residências registrada no cadastro do proprietário, com esse carnê é possível realizar a contribuição nos bancos autorizados.

Mas, se por algum motivo você necessitar emitir a guia de pagamento IPVA 2019 pode realizar direto do site do DETRAN do seu estado, seguindo as instruções á cima no item ‘Consulta IPVA 2019‘.

No momento da consulta, além de saber o valor e a situação legal do veículo, você consegue imprimir a guia de pagamento.

Além do processo via web, os postos do DETRAN também podem te auxiliar e fornecer essa guia.  Em alguns casos o contribuinte mora em uma zona onde o Correio não chega, por isso, deve solicitar sua guia em um posto autorizado ou via internet.


Como pagar IPVA 2019 Atrasado

Os proprietários dos veículos devem tomar o máximo de cuidado para não deixar o IPVA atrasado 2019, pois isso pode ocasionar em multas e juros.

Caso tenha perdido seu boleto para pagamento ou esqueceu a data de vencimento, é possível emitir a segunda via do IPVA de 2019 através do site do DETRAN ou Secretaria da Fazendo do seu estado.

Transitar com o seu veículo legalizado evita problemas e complicações desnecessárias.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.91
Total de Votos: 11

IPVA 2019: Tabela de Datas de Pagamento, Consulta